sábado, 2 de março de 2024

Causas de vidas passadas

Vamos oferecer um quadro geral sobre as causas em vidas passadas. 
Lembrando que as explicações abaixo estão longe de esgotar todas as possibilidades desse universo tão vasto e insondável da reencarnação:

Dores em geral: Vamos começar falando das dores em geral: 
1) As dores em geral, quando não tem causas orgânicas, podem ser o resultado de traumas intensos de vidas passadas. Exemplos são choques com a cabeça seguidos de morte, que podem causar dores na mesma região na vida seguinte. Um homem caiu de cabeça de um precipício: na vida posterior ele pode nascer com fortes dores de cabeça. 

Condições médicas prévias, quando duradouras e causadoras de muito sofrimento e traumas, podem ainda permanecer na vida atual como “dores psicossomáticas”, cuja causa orgânica é inexistente. 
Exemplo: dores fortes no estômago podem indicar morte por envenenamento numa vida passada. 

2) Dores em regiões do corpo podem ser ainda um resultado de um esforço contínuo que levou à exaustão ou à morte numa outra vida. 
Como exemplo, um homem que hoje sente fortes dores na perna pode ter sido obrigado a caminhar centenas de quilômetros antes de morrer. 

3) Pode também ser resultado de esforços repetitivos em vidas de servidão ou escravidão. 

4) A presença de espíritos presos a Terra que tiveram mortes traumáticas e intensas com muita dor podem também passar ao encarnado as mesmas dores nas mesmas regiões corporais que os espíritos sofrem.

Depressão: Trata-se de um transtorno muito amplo e por esse motivo sua etiologia encarnatória é vasta e diferenciada, assim como pode ser mesclada a várias causas simultaneamente. 
Existem diversos tipos e graus de depressão, mas falaremos apenas da depressão em geral. 

1) Depressão pode se relacionar a fortes perdas em vidas passadas ou na vida atual, assim como derrotas, frustrações, sonhos não realizados, etc. 

2) Situações em vidas passadas onde fomos abandonados e ficamos sem uma referência na vida. Episódios de exílio de comunidades antigas, onde a pessoa foi expulsa de uma região em que habitava, também podem gerar estados depressivos. 

3) Vidas inteiras de escravidão ou grave violência. 

4) Vidas onde se viveu por anos ou décadas situações tediosas e repetitivas nas quais não havia esperança de melhora (é o que se chama de hangover na TVP). 

5) Um forte sentimento de culpa por algum erro cometido no passado o qual não conseguimos lidar e não nos perdoamos. 

6) Suicídios recorrentes, onde a pessoa em várias existências passadas tirou sua própria vida. 
Esses suicídios criam para a alma uma impressão de desconsolo geral e não aproveitamento de uma encarnação, o que pode gerar depressão nas vidas seguintes e aumentar a tendência a novos suicídios. 

7) Traumas fortes de vidas passadas que geram impotência geral arraigada no psiquismo, como estupros coletivos, mortes traumáticas e de sofrimento intenso e duradouro, dentre outros. 

8 ) Espíritos que causamos sofrimento no passado e que hoje vem nos cobrar retratação. Estes podem nos passar sentimentos de solidão, vazio, desânimo e outros sintomas que nós mesmos provocamos neles em vidas passadas. 
Aqui também podem ser incluídos abortos do passado ou do presente, onde os espíritos vem cobrar o encarnado pela rejeição a que foram submetidos. 

9) Trabalhos de magia de vidas passadas, as chamadas “Arquepadias”, onde se se fez uso de espíritos em trabalhos. 
Na vida atual estão ligados à pessoa por laços kármicos e hoje vem cobrar e transmitir as mesmas energias negativas que geramos em vidas passadas. 
Aqui também se incluem pactos de sangue ou pactos com entidades trevosas em vidas passadas, assim como a participação de rituais mágicos diversos, obscuros e coletivos. 

10) Espíritos que amamos em vidas passadas, quando um está encarnado e outro desencarnado, podem gerar estados depressivos. 
O espírito de quem amamos se aproxima de nós e evoca uma série de sentimentos e vivências boas e ruins do passado, gerando também saudades, ausência, carência, abandono, etc. 
É comum sonhos com o espírito e encontros no plano astral. Esse processo se denomina “obsessão por amor”, no entanto, a base da depressão aqui se encontra no apego que ambos, encarnado e desencarnado, tem um pelo outro. 

11) Reencontro e convivência compulsória com inimigos de vidas passadas é outra possível causa da depressão atual. 
É comum inimigos do passado nascerem na mesma família, com pai, mãe, filho e irmão, para se entenderem e se perdoarem, deixando o amor prevalecer diante do ódio e das rixas pretéritas. A mistura dessas experiências de amor e ódio do passado pode gerar em nós conflitos e dar início a depressão, onde ao mesmo tempo que amamos a pessoa, sentimos o que ela fez para nós e nós a ele em outras existências.

Transtorno de Pânico: Assim como a depressão, o Transtorno de Pânico é um dos distúrbios psicopatológicos mais comuns na atualidade. 
Ataques de Pânico são episódios de intenso medo e terror, onde sentimos reações corporais diversas, como sudorese, taquicardia, hipotermia nas extremidades, náuseas, formigamento, sensação de ondas de calor pelo corpo, etc. 
Pessoas com episódio de pânico tem quase sempre a forte impressão de que vão morrer ou enlouquecer. 

As causas do Pânico em vidas passadas podem ser: 

1) Mortes em catástrofes coletivas ou guerras. 
Pessoas que viveram os horrores das guerras em diversas épocas, onde a tragédia da morte e do sofrimento era abundante, podem desenvolver essa sensação, tão típica do pânico, de que estão morrendo ou estão prestes a morrer. 

2) Mortes violentas ou súbitas é outra possível causa dos ataques de pânico atuais. 
Uma morte violenta e súbita pode deixar gravado no espírito que desencarna a sensação de que a qualquer momento ele pode morrer, e a partir daí internalizar o sentimento de morte iminente. 

3) Espíritos pedindo ajuda é outra situação que pode ser o desencadeante do episódio de pânico. 
Espíritos presos a Terra geralmente se encontram num estado espiritual de baixíssima vibração, em que muitos deles passaram por mortes traumáticas e guardam essas marcas em seu corpo astral. Ao se aproximarem de encarnados, eles podem transmitir toda a pesada carga do desespero pela morte trágica ou pelo sofrimento dela decorrente. 
Por isso que alguns médiuns podem estar, em algumas situações, mais propensos a ataques de pânico, justamente por sentirem mais a presença de entidades espirituais negativas. 
No entanto, é bom ressaltar que não é a mediunidade a causa do problema, mas nossas fraquezas e predisposições internas.

Obesidade: A obesidade é um problema de ordem mundial nos dias de hoje. Segundo a OMS, há 300 milhões de obesos no mundo. 
Com a Terapia de Vidas Passadas e outras técnicas psíquicas de visão de nossas encarnações passadas, é possível observar que a obesidade tem algumas causas principais: 

1) Vidas de excesso: 
É comum em pessoas que viveram uma ou mais vidas usufruindo dos prazeres da comida, por sua alta posição social e dinheiro, se tornarem demasiadamente apegadas à comida. Além disso, a alimentação desmedida representava muitas vezes uma fuga de problemas em outras áreas da vida. 

2) Vidas em que a pessoa morreu de fome também pode provocar obesidade na vida atual. 
A pessoa sente que precisa compensar tudo o que não comeu e conserva um medo inconsciente de um dia ficar sem comida. 

3) A escassez de alimentos durante boa parte da vida, em que uma pessoa ou um povo passou por períodos de fome, seca, vacas magras, etc, é frequentemente uma causa da obesidade na vida atual. 

4) Podemos citar também abusos sexuais cometidos em vidas passadas, ou mesmo na vida atual, como causa da obesidade. 
O homem ou a mulher que foi severamente abusado pode desejar se diferenciar psicologicamente do seu corpo (que ele passa a ver como a causa do mal), em decorrência do forte trauma e também inconscientemente comer muito para não ser mais atraente a outras pessoas. 
A pessoa acredita que, caso coma muito, ninguém mais a desejará, e assim o risco de um novo abuso diminui drasticamente. 

5) Pessoas que fizeram mau uso da beleza e da sexualidade podem ter que renascer numa próxima vida obesas, para se libertarem do apego à beleza e ao corpo físico.

Psicose e Esquizofrenia: 
As psicoses e a esquizofrenia abrangem um espectro considerável de tipos de transtorno que se caracterizam por delírios, alucinações, pensamento desorganizado, comportamento motor desorganizado e sintomas negativos diversos. 
A esquizofrenia atual está ligada, de uma ou outra forma, a excessos no uso da mente, inteligência e das faculdades psíquicas em vidas passadas. 

As principais causas dos diversos tipos de esquizofrenia são: 

1) Vidas em que houve sério abuso de faculdades intelectuais. Isso inclui pessoas que utilizaram seu intelecto para cometer crimes e prejudicar pessoas de diversas formas, assim como manipular e controlar. 

2) Vidas em que houve excesso ou mau uso de faculdades paranormais. 
Pessoas que usaram seus dons especiais em proveito próprio ou como prejuízo a outrem. 

3) Vidas em templos iniciáticos e místicos onde se praticou, de forma excessiva e desordenada, determinados exercícios espirituais, meditação e outros experimentos ocultistas. 
Vidas de imoderação e exagero nessa área podem causar instabilidades energéticas que vêm a se refletir em nossa estabilidade mental em vidas seguintes, podendo levar a quadros de psicose e esquizofrenia. 

4) Vidas em que se praticou magia negra com o uso de espíritos muito negativos com finalidades egoísticas. 
Esses espíritos acabam sempre retornando a pessoa que os “usou” e causando desequilíbrios vibratórios que se repercutem como transtornos mentais nas vidas seguintes. 
Dizemos usou entre aspas, pois na maioria das vezes os magos negros encarnados são usados pelos espíritos e não o contrário (embora acreditem no oposto).

Autor: Hugo Lapa