sábado, 27 de janeiro de 2024

Eles nos chamam de "Os Anciãos"

Nascemos nos anos 40-50-60.
Nós crescemos nos anos 50-60-70.
Nós estudamos nos anos 60-70-80.
Namoramos juntos nos anos 70-80-90.
Casamos e descobrimos o mundo nos anos 70-80-90.
Nos aventuramos nos anos 80-90.
Estabilizamos nos anos 2000.
Ficamos mais sábios em 2010.
E vamos firme além de 2020.

Parece que vivemos oito décadas diferentes...

DOIS séculos diferentes...

DOIS milênios separados...

Passamos do telefone com um operador de chamadas de longa distância para chamadas de vídeo em qualquer lugar do mundo.

Passamos de slides para o YouTube, discos de vinil para música online, cartas escritas à mão para e-mail e WhatsApp.

Desde jogos de rádio ao vivo, à TV a preto e branco, à TV a cores e depois à TV 3D HD.

Fui à loja de vídeos e agora assisti Netflix.

Conhecemos os primeiros computadores, cartões perfurados, disquetes e agora temos gigabytes e megabytes nos nossos smartphones.

Usamos calções durante toda a nossa infância e depois calças, Oxford, foguetes, conchas completas e jeans azuis.

Evitamos a paralisia infantil, meningite, poliomielite, tuberculose, gripe suína e agora COVID-19.

Costumávamos andar de patins, triciclos, bicicletas, ciclomotores, gasolina ou carros diesel e agora conduzimos híbridos ou elétricos.

Sim, já passamos por muita coisa, mas que vida tivemos!

Eles poderiam descrever-nos como "exemplares", pessoas nascidas naquele mundo dos anos 50, que tiveram uma infância analógica e uma idade adulta digital.

Nós temos tipo "vi tudo"!

Nossa geração literalmente viveu e testemunhou mais do que qualquer um em todas as dimensões da vida.

É a nossa geração que literalmente se adaptou à "MUDANÇA. "

Um grande aplauso para todos os membros de uma geração muito especial, que será ÚNICA!

"Dudu Batera", via Envelhecer com Estilo e Saúde.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

As pessoas costumam ter uma visão muito equivocada sobre o sucesso.


Sucesso não é ter os melhores cargos, os melhores salários, ser reconhecido, ter status e boa reputação.

Sucesso é conseguir retirar a alegria de viver nas coisas simples da vida.

Sucesso é poder deitar no travesseiro a noite sem preocupações e com a consciência tranquila.

Sucesso é viver sem mágoas, sem travas, sem repressões, sem raiva e sem ressentimentos.

Sucesso é não ficar toda hora se cobrando, não ficar se exigindo, não buscar uma perfeição inatingível, mas aceitar nossos erros humanos.

Sucesso é olhar para si mesmo no espelho se aceitando e se amando do jeito que você é.

Sucesso é não ficar querendo sempre mais do que se pode usar, mas estar satisfeito com o que é nosso. É viver bem com o que se tem.

Sucesso é não viver tenso, vazio, carrancudo, ansioso, inquieto, apreensivo, mas viver, isso sim, despojado, natural, espontâneo e livre.

Sucesso é não apenas fazer o que gosta, mas principalmente gostar do que faz.

Sucesso não é aprender a vencer sempre, mas principalmente aprender a perder, a enfrentar a derrota, a frustração e a depressão.

Sucesso é não ficar ruminando os fúteis infortúnios da vida, mas ver sempre uma lição ou aprendizado na mais dura dificuldade, tratando a crise como oportunidade de transformação.

Sucesso é não ter de ficar manipulando outras pessoas com jogos psicólogos, mas ter a coragem de dizer a verdade e expor nossos sentimentos sem medo e sem culpa.

Sucesso é quando podemos ser quem somos, sem desejar impressionar outros, sem projetar uma falsa imagem, sem tentar causar sempre uma boa impressão, sem achar que o outro tem que gostar de nós para que, somente assim, possamos nos amar.

Sucesso é um estado de espírito em que somos livres para viver, desimpedidos para sentir e libertos para ser.

(Hugo Lapa)

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Qual a visão do espiritismo em relação a fadas... duendes...gnomos.....???

1– Existem os chamados Espíritos elementais ou Espíritos da Natureza?
Divaldo P. Franco – Sim, existem os espíritos que contribuem em favor do desenvolvimento dos recursos da Natureza. Em todas as épocas eles foram conhecidos, identificando-se através de nomenclatura variada, fazendo parte mitológica dos povos e tornando-se alguns deles ‘deuses’ , que se faziam temer ou amar.

2– Qual é o estágio evolutivo desses espíritos?
DPF – Alguns são de elevada categoria e comandam os menos evoluídos, que se lhes submetem docilmente, elaborando em favor do progresso pessoal e geral, na condição de auxiliares daqueles que presidem aos fenômenos da Natureza.

3– Então eles são submetidos hierarquicamente a outra ordem mais elevada de Espíritos?
DPF – De acordo com o papel que desempenham, de maior ou menor inteligência, tornam-se responsáveis por inúmeros fenômenos ou contribuem para que os mesmos aconteçam. Os que se fixam nas ocorrências inferiores, mais materiais, são, portanto, pela própria atividade que desempenham, mais atrasados submetidos aos de grande elevação, que os comandam e orientam.

4– Estes Espíritos se apresentam com formas definidas, como por exemplo fadas, duendes, gnomos, silfos, elfos, sátiros, etc?
DPF – Alguns deles, senão a grande maioria dos menos evoluídos, que ainda não tiveram reencarnações na Terra, apresentam-se, não raro, com formas especiais, pequena dimensão, o que deu origem aos diversos nomes nas sociedades mitológicas do passado. Acreditamos pessoalmente, por experiências mediúnicas, que alguns vivem o Período Intermediários entre as formas primitivas e hominais, preparando-se para futuras reencarnações humanas.

5– Quer dizer que já passaram ou passam, como nós, Espíritos humanos, por ciclos evolutivos, reencarnações?
DPF – A reencarnação é lei da Vida através de cujo processo o psiquismo adquire sabedoria e ‘desvela o seu Deus interno’. Na questão no. 538 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec interroga: “Formam categoria especial no mundo espírita os Espíritos que presidem os fenômenos da Natureza? Serão seres à parte ou Espíritos que foram encarnados como nós?” E os Benfeitores da Humanidade responderam: “Que foram ou que serão”.

6– Algum dia serão ou já foram homens terrestres?
DPF – Os mais elevados já viveram na Terra, onde desenvolveram grandes aptidões. Os outros, menos evoluídos, reencarnar-se-ão na Terra ou outros mundos, após se desincumbirem de deveres que os credenciem moral e intelectualmente, avançando sempre, porque a perfeição é meta que a todos os seres está destinada.

7– O elementais são autóctones ou vieram de outros planetas?
DPF – Pessoalmente acreditamos que um numero imenso teve sua origem na Terra e outros vieram de diferentes mundos, a fim de contribuírem com o progresso do nosso planeta.

8– Que tarefas executam?
DPF – Inumeráveis. Protegem os vegetais, os animais, os homens. Contribuem para acontecimentos diversos: tempestades, chuvas, maremotos, terremotos… interferindo nos fenômenos “normais” da Natureza sob o comando dos Engenheiros Espirituais que operam em nome de Deus, que “não exerce ação direta sobre a matéria. Ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos”, como responderam os Venerandos Guias a Kardec, na questão 536-b de “O Livro dos Espíritos”.

9– Todos eles sabem manipular conscientemente os fluidos da Natureza?
DPF – Nem todos. Somente os condutores sabem o que fazem e para o que fazem, quando atuam nos elementos da Natureza. Os mais atrasados “oferecem utilidade ao conjunto” não suspeitando sequer que são “Instrumentos de Deus”.

10– Nós não os vemos normalmente. Isto significa que não se revestem de matéria densa?
DPF – O conceito de matéria na atualidade, é muito amplo. A sua “invisibilidade” aos olhos humanos, a algum indivíduo, demonstra que sejam constituídos de maneira equivalente aos demais espíritos da Criação. Encontram-se em determinada fase de desenvolvimento, que são perceptíveis somente aos médiuns, as pessoas de percepção especial, qual ocorre também com os Espíritos Nobres, que não são detectados por qualquer pessoa destituída de faculdade mediúnica.

11– Qual é o habitat natural desses Espíritos?
DPF – A erraticidade, o mundo dos Espíritos , pertencendo a uma classe própria e, portanto, vivendo em regiões compatíveis ao seu grau de evolução. “Misturam-se” aos homens e vivem, na grande maioria, na própria Natureza, que lhes serve de espaço especial.

12– Uma das grandes preocupações da humanidade, atualmente, é a preservação do equilíbrio ecológico. Qual a atitude ou providência que tomam quando a Natureza é desrespeitada pelos homens?
DPF – Quando na infância do desenvolvimento, susceptíveis às reações mais primitivas, tornam-se agressivos e revoltados. À medida que evoluem, fazem-se benignos e se apiedam dos adversários da vida em qualquer forma pela qual esta se expressa. Assim, inspiram a proteção à Natureza, o desenvolvimento de recursos que a preservem, , a sua utilização nobre em favor da vida em geral, em suma, “fazem pela Natureza o que gostariam que cada qual fizesse por si mesmo”.

Transcrito da Revista Espirita

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Pensamentos de Allan Kardec

Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Leon Denizard Rivail foi o codificador do Espiritismo. Foi educador, escritor e tradutor francês.

"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros."

"Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam."

"O homem é assim o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar o seu suplício ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependem da sua vontade de fazer o bem."

"Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito."

"A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se acha."

"O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem."

"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade."

"Fora da caridade não há salvação."

"Não são os da consanguinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de ideias, os quais prendem os espíritos antes, durante e depois de suas encarnações."

"O corpo existe tão somente para que o Espírito se manifeste."

"O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cupidez, o ódio, a inveja, o ciúme, a maledicência são para a alma ervas venenosas das quais é preciso a cada dia arrancar algumas hastes e que têm como contraveneno: a caridade e a humildade."

"Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono."

"Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fosse feito, mas fazei-lhe, ao contrário, todo o bem que está em vosso poder fazer-lhe."

"O sinal mais característico da imperfeição do homem é o seu interesse pessoal."

"Possuímos em nós mesmos pelo pensamento e a vontade um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea."

"Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade."

"A educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral."

"Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações."

"Amar os inimigos é perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem. O que assim procede se torna superior aos seus inimigos, ao passo que abaixo deles se coloca, se procura tomar vingança."

"A própria destruição, que parece aos homens o termo das coisas, não é senão um meio de atingir, pela transformação, um estado mais perfeito, porque tudo morre para renascer, e coisa alguma se torna em nada."

"O Universo é a criação suprema de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais."

"Os espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo."

"Correm os homens por alcançar os bens terrestres, como se os houvessem de guardar para sempre. Aqui, porém, todas as ilusões se somem. Cedo se apercebem eles de que apenas apanharam uma sombra e desprezaram os únicos bens reais e duradouros, os únicos que lhe podem facultar acesso a esta. Compadecei-vos dos que não guardaram o reino dos céus; ajudai-vos com as vossas preces por quanto a prece aproxima do Altíssimo o homem; é o traço de união entre o céu e a Terra: não o esqueçais."

"Para mim, um homem é um homem, isto apenas! Meço seu valor por seus atos, por seus sentimentos, nunca por sua posição social. Pertença ele às mais altas camadas da sociedade, se age mal, se é egoísta e negligente de sua dignidade, é, a meus olhos, inferior ao trabalhador que procede corretamente, e eu aperto mais cordialmente a mão de um homem humilde, cujo coração estou a ouvir, do que a de um potentado cujo peito emudeceu. A primeira me aquece, a segunda me enregela."

"Ajude ao que erra;
seus pés pisam o mesmo chão, e,
se você tem possibilidade de corrigir,
não tem o direito de censurar."

"As aflições na terra são os remédios da alma; elas salvam para o futuro, como uma operação cirúrgica dolorosa salva a vida de um doente e lhe devolve a saúde. É por isso que o Cristo disse: 'Bem-aventurados os aflitos, pois eles serão consolados'. "

"Aquele que pede a Deus o perdão de suas faltas só o obtém se modificar sua conduta. As boas ações são a melhor das preces, pois os atos valem mais que as palavras."

"Não é preciso retribuir o mal com o mal; o homem deve aceitar com humildade tudo o que tende a rebaixar-lhe o orgulho; é mais glorioso para si ser ferido do que ferir, suportar pacientemente uma injustiça, do que ele próprio cometer uma; vale mais ser enganado do que enganador, ser arruinado do que arruinar os outros."

"O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é a fonte de todas as virtudes."

Guarde estes pensamentos para ler e refletir com calma... Lembre-se que existe uma transmissão que está além das palavras. Aquele que se concentra nestas máximas atinge patamares maiores... e passa a ver tudo do Alto.

Autor: Hugo Lapa

Tratamento Espiritual a distância com Captação Anímica.

E-mail: portaldoespiritualismo@gmail