quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ESQUIZOFRENIA. Visão espirita

A esquizofrenia é enfermidade muito complexa, nos estudos da saúde mental, as pesquisas psiquiátricas, psicanalíticas e neurológicas tem projetados grande luz às terapêuticas de melhores resultados nas vítimas dessa terrível alienação. 
No entanto, há ainda muito campo a desbravar, em razão de as suas origens profundas se encontrarem ínsitas no Espíritos delinquentes. 
A consciência individual, representando, de algum modo, a Cósmica, não se poupa, quando se descobre em delito, após a liberação da forma física, engendrando mecanismo de auto-reparação ou que lhe são impostos pelos sofrimentos advindos da estância do além-túmulo.

"Afetando o equilíbrio da energia espiritual que constitui o ser eterno, a consciência individual imprime, nas engrenagem do perispírito, os remorsos e turbações, os recalques e conflitos que perturbarão os centros do sistema nervoso e cerebral, bem como os seus equipamentos mais delicados , mediante altas cargas de emoção descontrolada, que lhe danificam o complexo orgânico e emocional".

"Noutras vezes, desejamos fugir à sanha dos inimigos, o Espírito busca o corpo como um refúgio, no qual se esconde, bloqueando os centros da lucidez e da afetividade, que respondem como indiferença e insensibilidade no paciente de tal natureza".

"Eugênio Bleuler, sem demérito para os demais pesquisadores das alienações mentais , foi quem mais penetrou nas causas da esquizofrenia, do ponto de vista científico, concluindo que a mesma é uma afecção fisiógena, mas com ampla superestrutura psicógena. Nessa estrutura psicógena situamos os fatores cármicos , de procedência anterior ao berço, que pesam na consciência culpada..."
"O esquizofrênico, segundo a escola bleureriana, não tem destruída, conforme se pensava antes, a afetividade, nem os sentimentos, somente que os mesmos sofrem dificuldades para ser exteriorizados, em razão dos profundos conflitos consciências, que são resíduos das culpas passadas. 
E porque os Espírito se sente devedor, não se esforça pela recuperação, ou teme-a, a fim de não enfrentar os desafios, o que lhe parece a pior maneira de sofrer, do que aquela em que se encontra. 
Nesses casos, pôde-se dizer, como afirmava o ilustre mestre suíço, que a esquizofrenia se encontra no paciente, de forma latente, pois que, acentuamos, é-lhe imposta desde antes da concepção fetal, produzindo alterações da personalidade que se vai degenerando em razão dos mecanismos de culpa impressos no inconsciente. 
Assim, não é raro que o paciente fuja para o autismo".

"Rigidez, desagregação do pensamento, ideias delirantes, incoerências são algumas alterações do comportamento esquizofrênico originadas nos recessos do Espíritos que, mediante a aparelhagem fragmentada, se expressa em descontrole, avançando para a demência, passando antes pela fase das alucinações, quando reencontra os seus perseguidores espirituais que ora vêm ao desforço. 
Sejam, portanto, quais forem os fatores que propiciam a instalação da esquizofrenia, no homem, o que desejamos é demonstrar que o Espírito culpado é o responsável pela alienação que padece o corpo, sendo as suas causas atuais consequências diretas ou não do passado".

. Livro: Loucura e Obsessão.
. Espírito: Manoel Philomeno de Miranda.
. Médium: Divaldo Franco.
. Pesquisa: Luiz Pimenta.

Fonte:
A imagem pode conter: céu e natureza