sábado, 29 de setembro de 2012

Aspectos Psicológicos do Reencarnante

Do Reencarnante:

Informa Allan Kardec [LE-qst 339] que o momento da encarnação é seguido de um estado de perturbação mais ou menos longo. Esta perturbação, algumas vezes bastante dolorosa, tem início quando da redução do perispírito e vai prolongando-se até ao nascimento, quando o grau de inconsciência atinge o apogeu. A partir do nascimento o reencarnante vai recobrando a lucidez à medida que a as células do sistema nervoso vão se amadurecendo. O grau e intensidade da perturbação depende de 3 fatores:

a) Período de Gestação:

- A perturbação vai aumentando à medida que a gestação se prolonga, sendo menor no início e máxima ao término da gravidez;

b) Evolução do Reencarnante:

- A reencarnação de Espíritos superiores acompanha-se de um estado de perturbação mais discreto e mais tardio. Os Espíritos mais inferiorizados, desde as primeiras horas da gestação mergulham-se em estado profundo de perturbação;

c) Estado Emocional dos Pais: 

- Diz André Luiz que, na gestação, há uma "enxertia mental". Os pensamentos dos pais, especialmente da mãe, se misturam com os pensamentos do reencarnante, havendo uma profunda troca de emoções e sensações.

Mães ansiosas, deprimidas, queixosas, podem transmitir essas vibrações para o Espírito do feto, agravando o seu sofrimento e a sua angústia. Por outro lado, mães tranquilas, calmas, otimistas, contribuem sensivelmente para o estado de equilíbrio do feto, transfundindo-lhe coragem, fé e esperança. 

Há registros na literatura espírita de Espíritos que abandonaram o útero materno em função da carga de emoções doentias recebidas da mãe, o que configura uma forma de aborto que André Luiz denomina de Aborto Inconsciente. Manoel Philomeno de Miranda [Temas da Vida e da Morte] informa que o reencarnante registra todos os estados familiares, todos os conflitos domésticos e isso poderá, muitas vezes, ser causa de uma infinidade de problemas emocionais ou físicos na futura criança, como enurese noturna, irritabilidade constante, insegurança, etc.

Dos Pais:

- Da mesma forma que o filho recebe da futura mãe os pensamentos e seus conteúdos emocionais, a mãe capta de uma forma mais evidente as vibrações emitidas pelo feto. André Luiz informa que a gestante é "uma criatura hipnotizada a longo prazo", exatamente porque traz seu campo psíquico invadido pelas impressões e vibrações do reencarnante.

Funciona a mãe como um "exaustor de fluidos" e terá, consequentemente, uma alteração profunda em seu cosmo psíquico. Algumas se enchem de entusiasmo e bem estar. Mulheres, às vezes ansiosas, que se equilibram durante a gestação ; sentem-se bem, tranquilas, em função de uma carga emotiva sadia ou afim que está vindo do filho.

Em outras oportunidades ocorre o inverso. Durante a gravidez, a mulher torna-se deprimida, tensa, há um decréscimo da vivacidade mental, um torpor intelectual, extravagâncias. Pode ser em função de vibrações pouco sadias ou de um Espírito que foi um desafeto do passado. O futuro pai pode também sofrer alterações em seu campo mental em função da presença de um novo Espírito em seu lar.

Às vezes, vê-se possuído de terrível ciúme e passa a encher a mulher de atenção e carinho. Outras vezes, torna-se arredio, agressivo, deprimido. São vibrações de um Espírito ligado a ele por um passado feliz ou infeliz que agora retorna para prosseguir em sua marcha evolutiva, fortalecendo a amizade, se esta já existe, e desfazendo mágoas e desentendimentos se eles ocorreram.



Bibliografia

A Gênese - Allan Kardec
O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
Missionários da Luz - André Luiz/Chico Xavier
Entre a Terra e o Céu - André Luiz/Chico Xavier
Espírito, Perispírito e Alma - Hernani Guimarães Andrade
Evoluçào em Dois Mundos - André Luiz/Chico Xavier - Waldo Vieira
Painéis da Obsessão - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco 
Temas da Vida e da Morte - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco

Apostila Original: Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora
Fonte: Fórum Espírita

Fases da Encarnação

Não existem duas encarnações iguais, mas podemos, didaticamente, separar em fases, jamais estanques, os momentos sucessivos que acompanham o mergulho do Espírito na carne. André Luiz [Missionários da Luz] estuda a reencarnação de Segismundo mostrando-nos como se desenvolve uma encarnação do tipo semi-voluntária.

1ª Fase: Planejamento encarnatório:

- Esta fase desenvolve-se no plano espiritual, onde o reencarnante ao lado de seus mentores vai planejar a sua futura encarnação. Lembra Kardec que são planejados apenas os grandes lances da existência, aqueles que podem realmente influir no destino da criatura.

O casamento, os filhos, a profissão, o tempo médio de vida na Terra e as principais doenças cármicas são nessa fase bem determinados. Mostra também André Luiz que detalhes mais importantes do futuro corpo podem ser determinados nesse período. São os mapas cromossômicos, descritos pelo autor, que traduzem a herança genética do pai e da mãe e que irão determinar as características hereditárias do reencarnante.

2ª Fase: Contato fluídico com os pais:

- É a fase em que o reencarnante, em contato mais íntimo com os futuros pais, vai preparando-se para a nova existência. André Luiz diz que é uma fase importante, onde o Espírito mantém-se em processo de ligação fluídica direta com os pais. A medida que se intensifica semelhante aproximação, o reencarnante vai perdendo os pontos de contato com a esfera espiritual. Hernani Guimarães Andrade compara essa fase com o prelúdio da morte: aqueles indivíduos que, no fim da vida, sentem fugir-lhes o vigor físico. Consiste, segundo ele, de um processo de "enfraquecimento perispiritual".

3ª Fase: Ligação do Espírito à matéria:

a) Redução Perispiritual: 

- Através de um processo magnético automático ou dirigido por técnicos especializados, o Espírito passa a sofrer uma redução de corpo espiritual, por uma redução dos espaços intermoleculares. Perde "matéria psi", e atingindo uma pequena dimensão (no caso de Segismundo, o tamanho de uma criança recém-nascida) vai ser acoplado ao centro genésico da mãe. Jorge Andréa acredita que a redução perispiritual será tanto mais intensa quanto mais involuído for o Espírito reencarnante;

b) Seleção do Espermatozóide: 

- Acoplado ao centro genésico da futura mãe, o reencarnante miniaturizado aguarda a relação sexual para desencadear a reencarnação propriamente dita.

Após a explosão dos espermatozóides, liberados na relação sexual, um deles será "escolhido" e devidamente magnetizado para vencer a corrida e alcançar a trompa de Falópio onde está o óvulo. Essa magnetização do espermatozóide que deverá vencer a corrida é, muitas vezes, feita por técnicos da espiritualidade que selecionam o gameta que traz a carga genética apropriada, de acordo com os mapas cromossômicos, delineados anteriormente. Quando o reencarnante, pelo seu passado, não faz jus a uma equipe especializada, o processo se desenvolve segundo os princípios da sintonia magnética. O perispírito do reencarnante, por sintonia, atrai o espermatozóide que melhor se adapte às suas necessidades evolutivas;

c ) Fecundação:- 0 gameta masculino ao alcançar o terço superior da Trompa de Falópio vai encontrar o óvulo e fecundá-lo. Nesse exato momento, o Espírito reencarnante que se encontra ajustado ao aparelho genital, liga-se magneticamente à célula ovo, não podendo mais ser substituído por outro Espírito.

4ª Fase: Formação do feto: 

- Inicia-se com a fecundação e vai até o nascimento. Trata-se do período de múltiplas divisões celulares que vão dar origem ao embrião e logo depois ao feto. O reencarnante nesta fase está criando, através de seu perispírito, um campo magnético que vai atuar como molde onde as células físicas irão se ajustando. À semelhança de uma colmeia de abelhas que vai sendo paulatinamente preenchida, o corpo espiritual, como vigoroso modelo, atuará como ímã entre limalhas de ferro dando forma consistente ao futuro corpo físico.

Informa André Luiz que os primeiros 21 dias após a fecundação são de extrema importância para a formação do futuro corpo - época em que estão se formando os órgãos e sistemas - e por esse motivo, a assistência espiritual nessa fase é muito intensa. A gestante não pode afastar-se do corpo, e são proibidas as visitas. Após o 21º dia, reduz-se a vigilância espiritual, que no entanto, continua presente até o final.

5ª Fase: Adaptação à Vida: 

- O processo encarnatório, segundo André Luiz, não se completa ao nascimento, mas apenas aos 7 anos de idade, quando ocorre a plena integração do reencarnante aos implementos físicos.

Fonte: Fórum Espírita

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Encontro com Entes Queridos durante o sono: por que não lembramos?

O desprendimento da alma pelo sono constitui uma situação muito oportuna para entrarmos 
em relação com nossos entes queridos. 

Afirmam-nos os Espíritos da Codificação que "é tão habitual o fato de irdes encontrar-vos, durante
o sono,com amigos e parentes, com os que conheceis e que vos podem ser úteis, que quase
todas as noites fazeis essas visitas" (questão 414 de 'O Livro dos Espíritos'). 


Por outro lado, o sonho "é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono". 
No entanto, nem sempre recordamos nossas experiências após despertar.
Dizem os Benfeitores Espirituais que isso se dá porque ainda não temas "a alma no
pleno desenvolvimento de suas faculdades" (questão 402 de O Livro dos Espíritos).

Creditam ainda este esquecimento às características da matéria grosseira e pesada que compõe 
nosso corpo físico. "O corpo dificilmente conserva as impressões que o Espírito recebeu, porque a
este não chegaram por intermédio dos órgãos corporais" (questão 403 de 'O Livro dos Espíritos'). 

É muito justa esta observação da Espiritualidade, pois em nossa condição de Espíritos Encarnados, 
constituem-se memórias conscientes apenas aquelas reminiscências que irritam os centros
nervosos correspondentes, localizados no Sistema Nervoso Central.

Em função disso, muitos questionam a utilidade destes encontros, alegando que as idéias e
 conselhos compartilhados durante o sono não possam ser aproveitados na vida de vigília. 

Neste ponto, esclarecem os Espíritos da Codificação que "pouco importa que comumente o
Espírito as esqueça, quando unido ao corpo. Na ocasião oportuna, voltar-lhe-ão como
inspiração de momento" (questão 410a de 'O Livro dos Espíritos').

Até porque a grande maioria destes diálogos diz respeito a temas que interessam mais à vida 
espiritual do que à corpórea.

Portanto, percebemos que a possibilidade de encontro com entes queridos durante o sono é real 
freqüente. Aliás, o sono é "a porta que Deus lhes abriu para que possam ir ter com seus
amigos do céu" (questão 402 de 'O Livro dos Espíritos'). 

Mas, para que isso aconteça, mais do que o simples fato de querer quando desperto, é preciso 
evitar que as paixões nos escravizem e nos conduzam, durante o sono, a campos menos felizes
da experiência espiritual.

"Aquele que se acha compenetrado desta verdade eleve o seu pensamento, no momento em que 
sente aproximar-se o sono; solicite o conselho dos Bons Espíritos e daqueles cuja memória lhe 
seja cara, a fim de que venham assisti-lo, no breve intervalo que lhe é concedido. 

Se assim fizer, ao acordar se sentirá fortalecido contra o mal, com mais coragem para enfrentar as adversidades" (item 38 do Capítulo XXVIII de 'O Evangelho Segundo o Espiritismo').


Fonte: Fraternidade Irmã Celina
Equipe do Pinga-Fogo