quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O exorcismo tem a ver com espiritismo?

O Exorcismo pode ser definido como uma operação de retirada de um espírito invasor, não apenas de um indivíduo, mas de um grupo ou de um local. 
Pode ser apenas um espírito que invadiu, ou várias entidades. 
Essa pode ser uma intervenção mágica, onde se usa técnicas de magia, ou pode ser espiritual, através de benções, orações, água benta, leitura de um livro sagrado, etc. Na magia, os exorcistas podem se utilizar de conjurações, gestos, imagens, símbolos e outros tipos de recursos.

O exorcismo já existe desde a autora dos tempos. 

No Cristianismo, vemos a figura de Jesus que praticava também o exorcismo, mas o fazia pela imposição das mãos, ou utilizando sua palavra e autoridade espiritual. 
Nas práticas consideradas mágicas, da mesma forma que se pode invocar uma entidade, pode-se também afastá-la e enviá-la a outros locais, basta que se tenha o conhecimento apropriado.

Apesar do exorcismo ser uma prática comum a muitas civilizações antigas, o termo exorcismo é típico do cristianismo. 

Os exorcismos começaram a ser praticados dentro do meio cristão após o século II, e vem sendo praticados até os dias de hoje. 

Segundo a experiência de muitos exorcistas, há uma tendência muito grande do suposto demônio, ou espírito maligno, responder a todas as perguntas com mentiras, a fim de ocultar sua verdadeira identidade e confundir o exorcista. 

O motivo da possessão também é objeto de mentiras e dissimulações. 

Parece que os espíritos trevosos pretendem desviar o foco e começam, algumas vezes, a adentrar no plano psicológico do exorcista, a fim de humilhá-lo e fazê-lo perder suas energias.

A igreja católica aceita a prática do exorcismo, mas somente um bispo pode autorizar um padre a usá-lo em certos casos. 

Não é algo que a igreja goste de ficar mencionando, pois esse conhecimento tem sido envolto em sigilo e tratado com bastante cuidado há muito tempo. 
Antes de se realizar um exorcismo, é necessário que se verifique, junto com um psiquiatra, se a pessoa não sofre de algum tipo de transtorno mental, e se a entidade nada mais é do que um aspecto inconsciente da própria pessoa.

O exorcismo atravessou os séculos, e hoje se reveste de um formato mais moderno, após a consolidação do movimento espiritualista na Europa. 

O Espiritismo de Allan Kardec veio trazer a base para uma boa sessão de exorcismo, seguindo também os princípios cristãos, mas sem deixar de lado princípios como a reencarnação e a lei de causa e efeito. 

Foi no Brasil que o exorcismo atingiu sua maturidade, após a publicação de obras como a do médium mineiro Francisco Cândido Xavier e outros vultos do movimento espírita. 

O antigo exorcismo é agora chamado de desobsessão; 

os antigos demônios são chamados de espíritos obessores;         

os sortilégios, as fórmulas mágicas e os ritos complexos são agora substituídos por um diálogo aberto com o espírito, onde é mostrada a sua condição, é falado da reencarnação e da lei de causa e efeito. 

A desobsessão do Espiritismo brasileiro é, com efeito, uma técnica bastante interessante para se tratar casos de possessão e também de entidades perturbadoras e obsessoras.                               

Hugo Lapa

Nenhum comentário: