terça-feira, 24 de julho de 2012

ABORTO

Após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide o Espírito reencarnante é ligado ao embrião, constituindo um ser humano que habitará o ventre materno por nove meses, protegido em sua fragilidade até que possa enfrentar o mundo exterior. 
O aborto situa-se, assim, como uma desencarnação
Se natural, quando o organismo materno não consegue sustentar o desenvolvimento da criança, configura uma provação relacionada com infrações às leis divinas, tanto para os genitores, que experimentam a frustração do anseio de paternidade (acresçam-se na mulher os sofrimentos e incômodos decorrentes da interrupção da gravidez), quanto para o reencarnante, que vê malogrado seu anseio de retorno à carne. 
Já o aborto criminoso configura um crime hediondo, nem sempre passível de punição pela justiça humana (em alguns países a legislação faculta à mulher o direito de arrancar o filho de suas entranhas, matando-o), mas inexoravelmente sujeito às sanções da Justiça Divina, a atingir não apenas a gestante, mas também os que direta ou indiretamente envolvem-se com ele (familiares que o sugerem e profissionais que o executam). 
A mulher que assassina o filho indefeso na intimidade de si mesma, sob a alegação de que é dona de seu corpo, usa um sofisma materialista. 
Nosso corpo é um empréstimo de Deus para a jornada humana. 
Muito mais que direitos temos deveres vinculados ao seu uso. 
O primeiro é o de preservá-lo, utilizando-o disciplinadamente, com consciênciade suas necessidades. 
O segundo é o derespeitar a vida gerada dentro dele, em obediência aos desígnios divinos, porquanto ao Criador compete decidir sobre os destinos da criatura. 
A literatura espírita é pródiga em exemplos sobre as conseqüências funestas do aborto delituoso, que provoca na mulher graves desajustes perispirituais, a refletirem-se no corpo físico, na existência atual ou futura, na forma de câncer, esterilidade, infecções renitentes, frigidez...
Problemas dessa natureza, freqüentes na atualidade, demonstram com propriedade como está disseminada essa prática criminosa.
Muitas mulheres chegam ao cúmulo de usar habitualmente substâncias químicas abortivas sempre que ocorre atraso menstrual, sem cogitar se estão grávidas. Semeiam aflições que fatalmente colherão... 
No aborto natural o Espírito retorna à Espiritualidade sem maiores problemas. Bem tênues são os laços que o prendem ao corpo, não apenas por se tratar de início do processo reencarnatório, mas também em face do mal determinante do desencarne, que o situa como paciente terminal. 
Consumada a desencarnação, o Espírito poderá reassumir sua personalidade anterior, voltando ao que era, com acréscimo da breve experiência. Se não detiver suficiente maturidade mental para isso, permanecerá na Espiritualidade como um recém-nascido, à espera do concurso do tempo, que o habilite a retomar a consciência de si mesmo, desenvolvendo-se como uma criança, ou preparando-se para novo mergulho na carne. 
No aborto criminoso a situação é mais complexa. 
O Espírito sofre o trauma provocado pela morte violenta, embora amenizado pelo fato de não estar comprometido com os enganos do mundo. Tratando-se de algo não programado, fruto da irresponsabilidade dos pais, sua frustração será maior. 
A readaptação será semelhante à do Espírito vitimado pelo aborto natural. Considere-se, entretanto, que, se moralmente imaturo, sua expulsão poderá provocar nele acirrado rancor contra os pais, transformando-o em perseguidor implacável daqueles que recusaram conceder-lhe a oportunidade do recomeço. 
Muitos males que afligem a mulher, após o crime do aborto, prolongando-se indefinidamente, não obstante os recursos da Medicina, nascem dessa influência.

sábado, 21 de julho de 2012

Gandhi Amizade


Eu creio em mim mesmo. 
Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. 
Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. 
Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam no que eu acredito. 
Creio que o triunfo é resultado de esforço inteligente, que não depende da sorte, da magia, de amigos, companheiros duvidosos ou de meu chefe. 
Creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar. 
Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero que eles sejam comigo. 
Não caluniarei aqueles que não gosto. 
Não diminuirei meu trabalho por ver que os outros o fazem. 
Prestarei o melhor serviço de que sou capaz, porque jurei a mim mesmo triunfar na vida, e sei que o triunfo é sempre resultado do esforço consciente e eficaz. 
Finalmente, perdoarei os que me ofendem, porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito de perdão.
Mahatma Gandhi

quinta-feira, 19 de julho de 2012

SINAL DA CRUZ - Padre Marcelo‏

É bom divulgar, pois o Sinal da Cruz é um sinal Cósmico, 
sempre existiu e realmente nos protege.
Uma situação simples, é quando sonhamos e acordamos desarmônicos...
hora de fazer o Sinal da Cruz.
Nenhuma energia involutiva/negativa aguenta o poder do Sinal da Cruz.
Ela desaparece diante de um Sinal Cósmico dessa magnitude. 
Temos uma ferramenta tão simples...e não usamos. Nestes tempos, 
precisaremos muito desse poderoso Sinal.
 
Paz!
 
Acostume-se a fazer o sinal da cruz, se possível muitas vezes por
dia, e na hora “dos nossos inimigos” acrescente mortais e espirituais.
 
A importância de se fazer sinal da cruz
 

Sempre que possível, além de abençoar, faça o
sinal da cruz na testa de seu filho, esposa, marido, afilhado,
sobrinho etc.
Precisamos muito da presença de Deus, para nos
livrar de todos os males.

 
O SINAL DA CRUZ
 
(†) Pelo sinal da Santa Cruz, 

(†) livrai-nos Deus, Nosso Senhor, 
(†) dos nossos inimigos, ...........
(†)em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Amém.
 
Quantas pessoas fazem o Sinal da Cruz, ou como se costuma
dizer, o "Pelo Sinal" antes das orações, ou pelo menos uma vez ao dia?
A impressão que temos é que o número é bastante reduzido,
especialmente entre os mais jovens.
A maioria faz, e às vezes de modo displicente, como um salamaleque, 

o "Em nome do Pai", ficando apenas no gesto, sem invocar
a Santíssima Trindade.
 
O Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser
rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração, para
que Deus, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja
durante todo o dia. 

Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção
contra os nossos inimigos.


Que inimigos?
Todos aqueles que atentem contra a nossa pessoa, para nos causar
tanto males físicos, quanto espirituais.
O Sinal da Cruz, feito antes de iniciarmos as nossas orações, nos
predispõe a bem rezar.
 
(†) Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa 

testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus
pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos
tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra
todos os embustes e ciladas do demônio;
 
(†) Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os
lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de
louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; 

de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos 
da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos; 
que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão.
 
(†) Dos nossos inimigos – esta terceira cruz tem como objetivo 

proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, 
a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte 
inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; 
um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.

Padre Marcelo Rossi

quinta-feira, 5 de julho de 2012

"Os Sonhos" No Espiritismo e na Psicanálise


Durante centenas de anos os sonhos foram encarados como portadores de vaticínios
transmitidos por deuses ou forças superiores, e que, de alguma forma, poderiam ser
interpretados, respondendo a necessidades imediatas de indivíduos ou grupos.

Na filosofia, chegou a ser aceito como resultado da elevação da alma ou do
desprendimento do espírito das amarras do corpo promovido pelo sono.

Na ciência ocidental, a medicina cartesiana tentou reduzi-lo a manifestação inútil
de grupos isolados de células do cérebro adormecido respondendo a estímulos
externos casuais.

A psicanálise, apesar de confessadamente mecanicista, recuperou o sentido e o potencial significante dos sonhos, tornando-os passíveis de interpretação e conhecimento, o que,
aliás, nunca fora renegado pela crença popular. Mas, manteve uma redução conceitual:
sonhos são realizações de desejos.



O Espiritismo, com meio século de antecedência em relação à psicanálise, trouxe 
primeira teoria realmente científica sobre o sonho.

E, também, a mais completa, pois o admite como sendo desde uma simples
manifestação puramente cerebral, passando pela identificação do sonho como realização
do desejo e, ampliando sobremaneira o conceito, quando identifica o desprendimento
do espírito e suas atividades extra-corpóreas como constituindo matéria dos sonhos.

Freud chegou muito perto disso, mas o enorme preconceito que ele e seus
contemporâneos nutriam pelo ocultismo o impediu de ir além.

É importante observar que em seu tempo, tanto quanto hoje em dia na Europa,
o espiritismo é apenas mais uma repartição na grande estante do ocultismo.

Então, como hoje, os europeus empregavam amiúde o termo ocultismo como
sinônimo de espiritismo. Freud declarou o ocultismo como inimigo da psicanálise!

Ele relaciona a perda de valores pela guerra (1914/18) e a troca do paradigma
mecanicista pelo relativista como facilitadores da expansão do ocultismo.
(Exatamente os mesmo fatores que alguns antropólogos modernos relacionam
como responsáveis pelo declínio do Espiritismo).

Reconhece que há um parentesco aparente entre psicanálise e ocultismo – o
inconsciente e seus mistérios, bem como o fato de a psicanálise ser encarada
como "mística" – mas, diz, o ocultista não procura o conhecimento: ele é um
crente buscando confirmação.

Pode ser que o analista encontre confirmação para alguns fatos "ocultos", mas
o ocultista irá generalizar e proclamar o triunfo de suas opiniões.

Por isso mesmo, segundo ele, "a aceitação geral do ocultismo provocaria um
colapso do pensamento crítico, dos padrões deterministas e da ciência mecanicista".

Ele não deixa de ter razão, uma vez que a aceitação geral do espiritismo provocará
sim um colapso, não só na ciência, mas, também, na economia, na política, na
sociedade enfim, pela substituição de paradigmas: o lucro, pelo desapego.



Quanto aos sonhos, ele reconhece que podem ser confundidos com "fantasias noturnas
sem acréscimos", "repetição de experiências reais do dia" e com "sonhos telepáticos".

Sua descrição destes últimos os deixa iguaizinhos aos sonhos espíritas, porém, ele os
considera "uma percepção de algo externo perante o qual a mente permanece passiva
e receptiva".

Mas ele prefere denominar tudo isto de "outros produtos mentais do estado de sono" e,
não, como "sonhos".

Sonhos, dignos deste nome, seriam apenas quando há condensação, deformação,
dramatização e, acima de tudo, realização de desejo.

Leon Denis divide os sonhos em três categorias: "primeiramente, o sonho ordinário,
puramente cerebral, simples repercussão de nossas disposições físicas ou de nossas
 preocupações morais".

A segunda categoria equivale ao "primeiro grau de desprendimento do espírito",
quando este "flutua na atmosfera, sem se afastar muito do corpo; mergulha, por
assim dizer, no oceano de pensamentos e imagens que de todos os lados rolam
pelo espaço".

"Por último vêm os sonhos profundos, ou sonhos etéreos. O espírito se subtrai à
vida física, desprende-se da matéria, percorre a superfície da Terra e a imensidade..."

Mas o grande escritor espírita não observou, ao contrário do que está em "O Livro
dos Espíritos", a categoria que mais impressionou Freud, justamente por fornecer
maior quantidade de material para as análises.



Na questão 405 de "O Livro dos Espíritos", Kardec pergunta sobre as coisas que
parecem pressentimentos, nos sonhos, mas que não se confirmam, e a resposta é
que "o espírito viu aquilo que ele DESEJAVA..." E, mais: "as preocupações do
estado de vigília podem dar ao que se VÊ a aparência do que se DESEJA, ou do
que se teme".

Na questão 406, Kardec aborda o fato de sonharmos com pessoas que conhecemos
cometendo atos de que elas não cogitam, e os Espíritos voltam à questão do desejo:
"não é raro atribuirdes, de acordo com o que DESEJAIS, a pessoas que conheceis,
o que se deu ou se está dando em outras existências".

Os Espíritos não precisavam dizer mais do que isto.

Não competia a eles ou a Kardec aprofundarem-se mais nesse caminho, uma vez que
o interesse espírita estava sobre os "sonhos profundos". Mas, quem limitou ou reduziu
a conceituação de sonhos foi Sigmund Freud.

Fontes:

"O Livro dos Espíritos"; Allan Kardec; FEB.
"No Invisível"; Leon Denis; FEB.
"Psicanálise e Telepatia" e "Sonhos e Telepatia"; Sigmund Freud; Edição Standard Brasileira; Volume XVIII.
"Sobre os Sonhos"; idem; idem; Volume V.
João Alberto Vendrani Donha

Curitiba, Paraná
julho 2001
Centro Espírita Luz Eterna - CELE

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Oração de Mahatma Gandhi


Senhor

Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos.
Se me das fortuna, não me tires a razão.
Se me das o sucesso, não me tires a humildade.
Se me das humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda, não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim.
Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo.
Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.
Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo.
Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.
Se não me deres o êxito, da-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender ás pessoas, da-me coragem para desculpar-me e se as pessoas me ofenderem, da- me grandeza para perdoa-las.
Senhor, se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim..



domingo, 3 de junho de 2012

Individualismo – Emmanuel


Em contacto com os ideais da Revelação Nova, o homem, sentindo dilatar-se-lhe naturalmente a visão, começa a perceber, com mais amplitude, os problemas que o cercam.
Aguça-se-lhe a sensibilidade, intensifica-se-lhe a capacidade de amar. Converte-se-lhe o coração em profundo estuário espiritual, em que todas as dores humanas encontram eco.
Por isso mesmo, acentuam-se-lhe os sofrimentos, de vez que as suas aspirações não surpreendem qualquer sintonia nos planos inferiores em que ainda respira.
Desejaria o aprendiz acompanhar-se por todos aqueles que ama, na caminhada para a vida superior, entretanto, à medida que se adianta em conhecimentos e se sutiliza em sensações, reconhece quase sempre que os amados se fazem dele mais distantes.
Aqui, é a companheira que persevera em rumo diferente, além, é o coração paternal que, por afetividade mal dirigida, dificulta a ascensão para a luz… Ontem, era um filho a golpear-lhe as fibras mais íntimas; hoje, é um amigo que deserta…
Se o discípulo não se rende à perturbação e ao desânimo, gradativamente começa a compreender que está sozinho, em si mesmo, para aprender e ajudar, entendendo, outrossim, que na boa-vontade e no sacrifício adquire valores eternos para si próprio.
Quanto mais cede a favor de todos, mais é compensado pela Lei Divina que o enriquece de força e alegria no grande silêncio.
Na marcha diária, chega à conclusão de que o individualismo ajustado aos princípios inelutáveis do bem é a base do engrandecimento da coletividade.
Reconhece que o espírito foi criado para viver em comunhão com os semelhantes, que é a unidade de um todo em processo de aperfeiçoamento e que não pode fugir, sem dano, à cooperação, mas, à maneira da árvore no reino vegetal, precisa crescer e auxiliar com eficiência para garantir a estabilidade do campo e fazer-se respeitável.
Ninguém vive só, mas chega sempre um momento para a alma em que é imprescindível saber lutar em solidão para viver bem.
Para valorizar o celeiro e enriquecer a mesa, a semente descansa entre milhões de outras que com ela se identificam; todavia, quando chamada a produzir com a vida para o conforto geral, deve aprender a estar isolada no seio frio da terra, desvencilhando-se dos envoltórios inferiores, como se estivesse reduzida a lodo e morte, a fim de estender novos ramos e elevar-se para o Sol.
Sem o indivíduo forte e sábio, a multidão agitar-se-á sempre entre a ignorância e a miséria.
Esforço e melhoria da unidade, para o progresso e sublimação do todo, é uma lei.
A navegação a vapor, atualmente, é patrimonio geral, mas devemo-la ao trabalho de Fulton.
A imprensa de hoje é força direcional de primeira ordem, contudo, não podemos olvidar o devotamento de Gutenberg, que lhe amparou os passos iniciantes.
A luz elétrica, nos dias que passam, é questão resolvida, no entanto, a Edison coube a honra de sofrer para que semelhante bênção desintegrasse as noites do mundo.
A locomotiva, agora, é máquina vulgar, mas no princípio dela temos a dedicação de Stephenson.
Na Terra, surgira Newton, invariável, à frente de todos os conhecimentos alusivos à gravitação universal e o nome de Marconi jamais será apagado na base das comunicações sem fio.
Cada flor irradia perfume característico.
Cada estrela possui brilho próprio.
Cada um de nós é portador de determinada missão.
O Espiritismo, confirmando o Evangelho, vem amparar os homens e convidar o homem a aprimorar-se e engrandecer-se, consoante a sabedoria da Lei que determina: “a cada um, segundo as suas obras”.
Roteiro – Lição 33 – FEB

sábado, 26 de maio de 2012

As Crianças Cristal # 1


Apresentamos, agora, de uma forma mais esquematizada e sintética, as diferenças significativas identificadas entre as crianças índigo e as cristal. 
Essas últimas têm revelado uma sensibilidade muito acentuada e, portanto, é necessário observar atentamente para, no futuro, não virem a sofrer danos psicológicos e emocionais, já que se assustam e, às vezes, até se atemorizam com a violência fisica: são também propensos a contrair alergias, "sensiveis a campos eletromagnéticos, entre outras coisas"...
Outros autores salientam que as crianças e os adolescentes de vibração cristal, em geral, podem apresentar ainda algumas das seguintes características:

* São tranqüilos, pacíficos (têm mesmo uma função pacíficadora), gentis, construtores.

* Apresentam,às vezes, capacidades telepáticas. Possuem uma força interior
extraordináría.

* Lideram por meio do exemplo, são construtivos, e não têm o hábito de denunciar o que está errado, como os índigo.

* Testam seus limites psíquícos.

* Calam-se e afastam-se quando há conflítos. Têm tendêncía a evitar confrontações e arrelias.

* Falam com poucas palavras, mas o que dizem tem profundídade, e só dízem o que pensam se lhes pedem.

* Irradiam paz e tranqüilidade.

* São bastante afetuosos com os outros e percebem suas necessidades, embora geralmente não gostem de ser abraçados.

* Harmonizam naturalmente a energia que os rodeia.

* São menos robustos do que os índigo e são mais vulneráveis emocionalmente. Com eles não se pode brigar.

*Suas características podem ser confundidas com o autismo, por serem, às vezes, muito introvertidos e pouco sociáveis, sobretudo se percebem que não são compreendidos.

* Revelam possuir habilidades psíquicas desde que nascem.

* São extremamente sensíveis a tudo o que é o seu meio ambiente: sons, ruídos desagradáveis, cores, emoções negativas nos outros, cheiros, comida, produtos químicos, violência, a dor dos outros, consciência de grupo, freqüências eletromagnéticas, raíos solares. Podem ligar ou desligar aparelhos elétricos, rádios, televisores, computadores, alguns aparelhos até podem ser queimados com a sua presença.

* Procuram passar bastante tempo sozinhos, não se sentem bem vivendo em grupo, pois poucos entendem a sua necessidade de solidão. Gostam de se comunicar com a Natureza.

* Não compreendem nem aceitam a falta de humanidade do homem para com o homem: guerra, avareza, perseguíção.

* Retraem-se, desligam-se ou desconectam-se para se proteger quando à sua volta o ambiente é demasiado violento, podendo ficar traumatizados.

* Ainda que normalmente sejam tranqüilos, as pessoas sentem-se atraídas por eles como se fossem um imã. Têm grandes e profundas relações de amízade com pessoas que lhes oferecem amor incondiicional, o único amor verdadeiro.

* São gentis e prudentes, serão capazes de dizer aos outros o que eles necessitam, o que é bom para eles e do que precisam.

* Com freqüência evitam aglomerações de pessoas: centros comerciais, feiras, por haver demasiada concentração de energias diferentes. Antes de elas nascerem, os pais tiveram algum tipo de experiência psíquica com essas crianças.

* Milagres e magias acontecem ao seu redor. Até curas podem acontecer à sua volta, com naturalidade, porque são extremamente empáticos, até conseguem saber o que um desconhecido está pensando.

* Têm uma inocência e uma falta de malícia, uma pureza, graças à ausência de ego.

* Preferem abstrair-se a mostrar suas emoções, por receio de perderem o controle, podendo parecer passivos e sem sentimentos.

* Têm capacidade e facilidade para se ligar, ou conectar, com o seu eu superior e com o todo, ascendendo naturalmente ao seu guia interior; por ísso, sabem da existêncía da unidade espiritual.

* Possuem um bom equilíbrio dos dois hemisférios cerebrais, integrando as duas energias, a feminina e a masculina.

Segundo alguns autores há pessoas que integram, na mesma pessoa, as duas energias: Índigo e cristal. 
Elas podem ter uma mescla das duas energias, o que as faz mudar de comportamento conforme as situações. 
Não aceitam as regras culturais e só aprendem o que acham que é necessário. 
Têm, portanto, sua atenção centrada naquilo que para elas é essencial.

O silêncio é a melhor forma de se comunicar com uma criança ou um jovem cristal. 
O cristal é muito mais autônomo do que o Índigo, porque sua energia (se está equilibrada) lhe basta, e só aceita sua visão das coisas, porque sabe muito bem o que quer e o que é melhor para ele.

A solidão é muito apreciada pelos seres cristal, por isso, eles se afastam sem dar explicações, por necessitarem desses momentos de silêncio e solidão para se equilibrar e se centrar interiormente. 
Quando percebem que os outros querem usufruir de sua energia, limitam-se a desaparecer sem qualquer explicação.

Eles nada fazem para mudar as situações e muito menos as pessoas, respeitam os outros, mas exigem que os respeitem também. Por isso têm, às vezes, uma raiva contida que lhes pode trazer muitos problemas na relação com os outros, já que não perdem tempo com explicações do que pensam ou do que acham que está mal, mas sentem tudo muito intensamente, no seu intimo e na sua sensibilidade.

Entre irmãos (ou entre amigos), se um tem mais características Índigo e o outro, cristal: o Índigo tem tendência natural para proteger o cristal. 
Os Índigo vivem para o exterior, para fora, enquanto que os cristais são naturalmente espirituaís, já que vivem para o seu interior, para dentro de si. 
Têm percepções, intuições e captam muito mais questões relacionadas com a espiritualidade.

É verdade que não existem características ou padrões definitivos, muito menos rígidos, e nesse amálgama que é, neste momento, a evolução humaana, podem existir pessoas com algumas características Índigo e outras cristal e, no entanto, não se considerarem ainda um Índigo puro ou um cristal puro. 
Essas características surgem cada vez mais e, em pouco tempo, poderemos ser todos habitantes de um planeta Índigo. 
Os cristal têm uma aura transparente que não se vê nesta dimensão, há quem lhes chame cristal exatamente por isso. Dai que a dominância será certamente a cor Índigo, já que a cor do cristal não predomina.

Para concluir o tema das crianças cristal (embora a informação surja constantemente, por ser um assunto bastante recente), deixamos a vocês a experiência de J. Piedrafita Moreno e o seu primeiro encontro com uma criança cristal:

"Já tinha ouvido falar das crianças de vibração cristal, que eram o nosso passo seguinte na escala evolutiva humana, e que os indigo preparavam o terreno para a sua chegada.
A informação que eu tinha se referia a 2012. 
A minha intuição ultimamente me dizia que tudo acontecia mais rapidamente e uns dias atrás encontrei um artigo sobre eles. Deixei correr sem investigar muito.

Ontem, por 'casualidade', depois de dar uma pequena palestra sobre crianças índigo e sua educação, fomos a um café. Estávamos tomando algo quando um bebe de mais ou menos 1 ano de idade entrou, sentado em um carrinho empurrado por sua mãe. Foi como se tivesse entrado um Buda: puro e cheio de felicidade, irradiava paz.

Sendo eu um indigo, não o reconheci como tal, a primeira coisa que me veio à cabeça foi: 'criança cristal'. Sua vibração não era como a dos indigo, que rompe e muda sistemas. Era uma vibração que equilibrava e harmonizava tudo à sua volta. 
Sua aura tinha uma densidade especial, etérea.

Pude passar com ele um bom tempo, e a sua vibração impregnou todo o meu ser, de uma forma que eu nunca tinha sentido antes: a sensação de felicidade perdurou durante um longo tempo.

Foi uma das experiencias mais bonitas de minha vida.

A vibração cristal está abrindo caminho, já se faz presente, trazendo a quinta 
dimensão até nós".






sexta-feira, 18 de maio de 2012

Crianças índigo

Crianças índigo - é uma condição humana defendida pela pseudociência e a parapsicologia. Estas ciências afirmam que os "Índigos" se tratam de uma nova geração de crianças com habilidades especiais, e que têm por objetivo a implantação de uma "Nova Era" na Humanidade. Estas crianças têm no geral habilidades sociais mais refinadas, maior sensibilidade, desenvolvimento profundo de questões ético-morais e portariam personalidades peculiares que possibilitariam facilmente sua identificação relativamente a outras crianças.
Embora farta literatura tenha sido publicada nos últimos anos, não há comprovação científica sobre o fenômeno, bem como o sistema de classificação "crianças índigo" e "crianças cristais" é rejeitado por conselhos de pediatria e especialistas em educação infantil. Contudo, é de notar a crescente relevância que as crianças índigo têm revelado para a parapsicologia.[1]
As crianças índigo são também comumente associadas à Geração Y[2]

Definição

Chamam-se crianças índigo a certos indivíduos que, supostamente ao nascer, trouxeram características que os diferenciam das crianças normais, tais como a intuição, a espontaneidade, a resistência à moralidade estrita e restritiva, e uma grande imaginação, avolumando-se frequentemente também entre tais capacidades, os dons paranormais, embora estes dons não sejam usualmente do conhecimento da própria criança. As crianças índigo podem ser vistas como uma espécie de milenarismo, em que se acredita que tais seres mudarão o mundo trazendo-o até um estado mais espiritual e menos estritamente moralizado.
Há que notar que uma boa quantidade das crianças índigo são classificadas de hiperactivas ou diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, o que explicaria em boa parte o crescente interesse de pais e educadores por este assunto.

[editar]História

Em 1982 a parapsicóloga Nancy Ann Tappe elaborou um sistema para classificar os seres humanos de acordo com a suposta cor da sua aura espiritual, lançando a obra "Compreenda a sua Vida através da Cor" onde fez um estudo sobre "as cores da vida". Segundo a autora, cada pessoa possui uma certa cor na sua aura em função da sua personalidade e interesses.
No caso das crianças índigo, a aura deles tende a mostrar as cores anil ou azul, as quais reflectem uma espiritualidade mais desenvolvida.
A autora afirmou ter detectado pelo seu método que as auras de cor índigo começaram a surgir com mais frequência na década de 1980, mostrando uma tendência a proliferar, o que parece justificar o seu papel de transformação da sociedade nas primeiras décadas do século XXI.

[editar]Características

As crianças índigo apresentariam uma série de atributos sensoriais recorrentes, como a hipersensibilidade auditiva ou a hipersensibilidade tátil. De igual modo, apresentariam um padrão de comportamento peculiar, destacando-se:
  • Chegam ao mundo com sentimento de realeza e a curto tempo se comportam como tal;
  • Têm a sensação de ter uma tarefa específica no mundo, e se surpreendem quando os outros não a partilham;
  • Custa-lhes aceitar a autoridade que não oferece explicação nem alternativa;
  • Sentem-se frustrados com os sistemas ritualistas que não requerem um pensamento criativo;
  • A curto tempo encontram formas melhores de fazer as coisas, tanto em casa como naescola;
  • Parecem ser anti-sociais, a menos que se encontrem com pessoas como eles;
  • Não reagem pela disciplina da culpa;
  • Acreditam que isso foi um dom de Deus e que eles se comunicam através do pensar
  • Não são tímidos para manifestar as suas necessidades.

[editar]Tipos de crianças índigo

Segundo os investigadores desta temática, podem ser identificados quatro tipos de crianças índigo:
  • Humanistas - muito sociais, conversam com toda a gente e fazem amizades com muita facilidade. São desastrados e hiperativos. Não conseguem brincar só com um brinquedo, gostam de espalhá-los pelo quarto, embora às vezes não peguem na maioria. Distraem-se com muita facilidade. Por exemplo: se começam a arrumar o quarto e encontram um livro, nunca mais se lembram de acabar as arrumações. Como profissões, escolherão sermédicosadvogadosprofessoresvendedoresexecutivos e políticos. Trabalharão para servir as massas e, claro, atuarão sempre ativamente.
  • Conceptuais - estão muito mais voltados para projetos do que para pessoas. Assumem uma postura controladora. Se os pais não estiverem pelos ajustes e não permitirem esse controlo, eles vão à luta. Tem tendência para outras inclinações, sobretudo drogas quando dapuberdade, caso se sintam rejeitados ou incompreendidos. Daí a redobrada atenção por parte de pais e educadores em relação aos seus padrões de comportamento. No futuro poderão ser engenheirosarquitetospilotos, projetistas, astronautas e oficiais militares.
  • Artistas - são criativos em qualquer área a que se dediquem, podendo, inclusive, vir a serinvestigadoresmúsicos ou atores altamente conceituados. Entre os 4 a 10 anos poderão vir a interessar-se por até 15 diferentes áreas do conhecimento (ou instrumentos musicais, por exemplo), largando uma e iniciando outra. Quando atingirem a puberdade, aí sim, escolherão uma área definitivamente. Poderão ser futuros professores e artistas.
  • Interdimensionais - entre os seus 1 e 2 anos os pais não podem tentar ensinar-lhes nada, pois eles responderão que já sabem e que podem fazer sozinhos. Normalmente, porque são maiores que os outros tipos de índigos, mostram-se mais corajosos ainda e por isso não se enquadram nos outros padrões.
Desta forma, os estudiosos do assunto acreditam que estas crianças seriam as responsáveis pela introdução de novas filosofias ou espiritualidade no mundo.

[editar]Crianças índigo e Doutrina Espírita

O tema, apesar de originalmente atravessar décadas, ganhou um novo estímulo nos últimos anos sendo divulgado pela Doutrina Espírita.[carece de fontes]
Particularmente depois que o médium e orador espírita Divaldo Franco teve uma de suas palestras sobre o tema transcrita e ampliada [3][4] transformada em livro bilíngue pelas mãos daneurocientista brasileira Vanessa Anseloni,[3] radicada nos EUA e antiga defensora da integração entre os dois temas[5] o conceito passou a ser visto com simpatia por muitos espíritas.[6]
Para eles, as crianças índigo seriam espíritos exilados de outros mundos. Como não fossem capazes de acompanhar o "progresso moral" de tais planetas, eles teriam sido encaminhados para mundos inferiores, como a Terra, com a meta de auxiliar sua evolução. Os defensores dessa ideia tratam-na como um desenvolvimento do tema migrações espirituais, presente em obras populares no meio espírita brasileiro, como A Caminho da Luz e Exilados de Capela, e referido por Allan Kardec em A Gênese.[7]
Por outro lado, há grupos espíritas que são contrários à associação entre o tema crianças índigoe o espiritismo.[6] Defendem que as obras A Caminho da Luz[8] e A Gênese[9] não abordam o termo crianças índigo, tampouco trazem referências às características físicas e psicológicas que costumam ser atribuídas a elas.
Eles repudiam[6] a publicação e tradução de livros relacionados ao tema por editoras que possuem foco de mercado no público espírita, como a Petit,[10] bem como os palestrantes espíritas que utilizam esta temática.[6]
Alguns pesquisadores [11] dizem ser muito difícil haver uma civilização mais evoluída no sistema solar de uma estrela Plêiade como Alcyone, conforme afirma Divaldo[7] pois estas teriam apenas cerca de 100 milhões de anos, enquanto a Terra teria demorado quase um bilhão de anos apenas para esfriar e aparecerem os primeiros organismos unicelulares e quase mais quatro bilhões para o surgimento do "Homo sapiens". Além de contestar a suposta influência gravitacional de Alcione na Terra.
Divaldo Franco não reconhece [12] influência mediúnica em suas elaborações sobre o tema. Por se tratar de um palestrante que também se notabilizou como médium, esse fato pode servir como fonte de descrédito, diante de certos setores espíritas, para as ideias que defende sobre crianças índigo.
O boletim "Mensagem" discute sobre a origem do termo crianças índigo e sua utilização no movimento espírita[13].

[editar]Crianças índigo em Portugal

Em Portugal existe a Fundação Casa Índigo, criada em 2004 por Tereza Guerra e Alain Aubry, registada como IPSS pelo Ministério da Educação em 2008 é um projecto destinado ao estudo, esclarecimento e desenvolvimento de actividades de apoio a crianças e jovens de todo o tipo e características, incluindo crianças com energias índigo, cristal, crianças dotadas, sobredotadas, super psíquicas, entre muitas outras designações e jovens que se identifiquem com todas estas vibrações do Novo Tempo.
As Actividades da Casa Índigo são únicas e destinam-se a crianças, jovens e adultos índigo, cristal, violeta, sobredotados, super-psíquicos ou outros, de todas as idades e condições.
Muitas crianças consideradas especiais são rotuladas, frequentemente, como rebeldes e, por vezes, são consideradas hiperactivas, impulsivas, com déficit de atenção e outros distúrbios comportamentais, que em nada as ajuda no normal crescimento e desenvolvimento, sendo frequentemente medicadas o que lhes provoca ainda maior desequilíbrio físico, psicológico e moral.
Estes comportamentos desajustados em crianças especiais desaparecem naturalmente quando são compreendidas e acompanhadas através de actividades criativas, artísticas, harmoniosas, musicais, lúdicas, consciênciais e até espirituais.
Tereza Guerra publicou em Setembro de 2004 o primeiro livro em Portugal sobre "Crianças Índigo", o qual é em Dezembro de 2007, reeditado pela editora Sinais de Fogo com o título “Crianças Índigo e Cristal” com mais informações sobre as crianças da Nova Era e novidades acerca das actividades e projectos desenvolvidos pela Fundação Casa Índigo.
Co-fundadora com Alain Aubry da Fundação Casa Índigo, Tereza Guerra desenvolve um projecto de apoio a crianças índigo e jovens índigo, esclarecendo pais, educadores, professores, psicólogos, médicos, terapeutas e todos aqueles que estão em contacto com crianças e jovens.

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Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a_%C3%ADndigo